Diane Kuperman

Desta entrevista, participam Davy Levy, Edu Cohen e Sami Douek em 30 de março de 2022 - Primeiro capítulo

Desta entrevista, participam Davy Levy, Edu Cohen e Sami Douek em 30 de março de 2022 - Terceiro capítulo

Desta entrevista, participam Davy Levy, Edu Cohen e Sami Douek em 30 de março de 2022 - Segundo capítulo

Profª. Drª. Diane Kuperman é entrevistada por JDE Brasil


TEMA: NACIONALIDADE, NATURALIDADE E NOMADISMO

O nosso objetivo foi trazer ao público a percepção de cada entrevistado num contexto pessoal em experiências sobre seu olhar e seus talentos particulares.
Diane tem reconhecimento nos meios acadêmicos especialmente sobre o tema antissemitismo e (in) tolerância.
Transcrevo abaixo um texto da sua autoria, publicado em 2021

Diane Kuperman: (In)Tolerância – Na mesma palavra, o sonho e a realidade


O antissemitismo cresce no mundo, com depredação de cemitérios e passeatas neonazistas, mesmo em cidades onde não existe mais vida judaica. Judeus são assassinados pelos vizinhos, como uma sobrevivente do holocausto, em plena Paris. A Web se tornou espaço de disseminação do ódio antijudaico. Passados 75 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial e da descoberta de todos os horrores perpetrados pelo regime nazista, esperava-se que a lembrança da intolerância religiosa, em sua manifestação extrema, levasse ao entendimento de que não existe religião superior a outra. Toda crença é válida, na medida em que torna os seres humanos melhores. Infelizmente, ainda estamos longe de se tornar realidade.


A Igreja Católica vem publicando, desde o Concílio Vaticano II, com a Declaração Nostra Aetate, uma série de encíclicas revertendo o olhar do cristianismo em relação ao judaísmo e às demais religiões. Os documentos culminam com Fratelli Tutti (Todos Irmãos), de outubro de 2020, que conclama o resgate dos valores para a construção de “um mundo mais justo e fraterno nas suas relações quotidianas”. Reconhece que “ninguém se salva sozinho” e sonha com “uma única humanidade, em que somos todos irmãos”.


Por Diane Kuperman*

Publicado 21/01/2021


Para a nossa entrevista elaboramos algumas perguntas:

É verdade ou todo judeu se reconhece atípico?

O que aprendemos e como cada um de nós se identifica (ou não) em relação à identidade judaica no contexto cultural e social?

Onde e porque o antissemitismo se manifesta?

Onde, quando e porquê o “pertence” a “uma cultura do judeu” se destaca de forma positiva em releção ao país que o acolhe?


Diane nos conta o inesperado trauma de exclusão aos judeus, mesmo entre crianças, dias após os conflitos e entre amigas de escola. Assistam a este primeiro bloco de uma memorável entrevista realizada por Edu Cohen, Davy Lejy e Sami Douek em 30 de março de 2022


Sami Douek

Em 5 de abril de 2022

Primeiro Capítulo