Vida nova no Brasil com Maurício Fermon e Ketty Nahoum

Um pais continental no horizonte

Família Fermon

Muitas famílias, e a minha família inclusive, procuravam a terra da oportunidade na renovação, no recomeço e no desafio. Muitos buscavam um território politicamente mais seguro (Israel citado em francês "Chez nous" ou "Nossa casa"). A escolha de Israel em segredo se assimilava ao segrede de polichinelo. Todos sabiam do pseudônimo de Israel ou Eretz Israel. Outras terras em opções consideráveis seduziam pela sua civilização mais do que pela civilidade. Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Inglaterra foram terras escolhidas. O Brasil, terra da alegria, da ousadia do Juscelino, das grandezas naturais e dos olhares de Stefan Sweig que escreveu "Brasil o país do futuro", significou um horizonte de luz e de esperança para muitos. O sol intenso, o calor do clima tropical e da multiplicidade cultural significavam um sonho desafiador e feliz. Neste sétimo vídeo e ao filmar, Davy, Edu e eu ficamos impressionados com o depoimento de Maurício Fermon citando os desafios e a fascinante historia do patriarca e saudoso René Fermon com suas múltiplas habilidades.

Obrigado Maurício e obrigado aos amigos e colaboradores que mantem e alimentam o projeto "A travessia". Assistam o sétimo vídeo nesta mesma página!

Sami Douek, 1º de Dezembro de 2020

Família Nahoum

Com o rico e detalhado depoimento de Ketty Nahoum, me foi possível reviver as cenas citadas em imagens e lembranças da nossa infância, em família. A figura de "costurar em casa e/ou cozinha" com a elegância que nos fez o que somos me significa quase um denominador comum em compreensão, trabalho, auto-confiança e fé. A família toda assimila uma identidade firme e determinada sem medo ou receios. Na entrevista que vocês vão assistira abaixo, voltam à memória expressões, como máquina Singer, moldes de costura (que vendiam e bancas) e a essência multi cultural do nosso povo nômade apesar de temporariamente ora egípcio ora não. O mais belo deste depoimento foi a história muito bem contada; uma história com início, meio e fim, a história da família Nahoum passando por dificuldades, medos, superação e sucesso em várias investidas, sempre de cabeça erguida e com pé no chão. A nossa união e as nossas semelhanças fazem orgulho e fé, seja ontem, hoje ou amanhã e sempre.
Tragam seus filhos e netos para conhecer mais sobre o projeto "A TRAVESSIA".
Oitavo vídeo abaixo.

Sami Douek, em 3 de Dezembro de 2020

Maurício Fermon conta a chegada do café "Tender Leaf pelo empreendedorismo do seu pai ao chegar no Brasil".

Kekky Nahum nos conta o sucesso dos biscoitos "Petit Sablé"