Islamismo no Egito Socialista

Um pequeno resumo

Enquanto os Irmãos muçulmanos sofriam na prisão, nas décadas de 1950 e 1960, vários desdobramentos transformariam o Egito em terreno fértil para a nova teoria qutbiana, em todo caso para uma re-islamização da sociedade.

Por um lado, as orientações socialistas de Nasser e sua aproximação com a URSS perturbaram uma parte influente da opinião pública. Essas escolhas devem, portanto, ser equilibradas por uma maior “dose de religião” e por uma legitimação religiosa, para não se prestarem à acusação de ateísmo. O sistema educativo, mas também, durante alguns anos, o partido único, são confiados aos membros mais religiosos e conservadores da elite dominante.

Por outro lado, a guerra de 1967 foi um grande trauma. Entre outras consequências, os exércitos árabes são destruídos, o Sinai, a Cisjordânia, as Colinas de Golã e Jerusalém, o terceiro lugar mais sagrado do Islã, são ocupados. Regimes progressistas cobrem-se de ridículo. Todos os testemunhos que temos mostram um ressurgimento da prática religiosa (oração e jejum, por exemplo), após a derrota, construída como sanção divina.

O uso do véu em vídeo polêmico

Abreviamos sua pergunta: "Há vários anos, um vídeo está sendo veiculado na internet mostrando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser tirando sarro, segundo as legendas em francês, de um irmão muçulmano pedindo que ele impusesse o véu às mulheres egípcias. Essas legendas são reais ou é uma farsa?”

Seu pedido refere-se a este vídeo legendado em francês por Gamal Abdel Nasser, no qual aquele que foi Presidente da República do Egito de 1954 a 1970 zomba da Irmandade Muçulmana que gostaria de impor o véu a todas as mulheres. Não sabemos quando exatamente esse discurso data: alguns colocam o ano de 1954 e outros 1958.

O vídeo foi compartilhado muitas vezes na Internet, mas também por meios de comunicação como France 24 em 2012, France Info em 2015, Le Point em 2016 ou mais recentemente, no final de outubro de 2019 no CNews. Este vídeo é frequentemente citado para mostrar que os países árabes nem sempre foram favoráveis ​​ao uso do véu islâmico. Observemos a observação do vice-editor do Le Point Jérôme Béglé, que no set de Pascal Praud lembrou que o presidente Nasser se dirige a um público conquistado por suas ideias políticas e, portanto, contrário à Irmandade Muçulmana.

E as legendas do vídeo em árabe são verídicas?

Para saber se as legendas estão corretas, a CheckNews submeteu este vídeo a uma fonte de língua árabe, que confirma que "este discurso superfamoso de Nasser está muito bem traduzido". Aqui está o que o presidente egípcio disse à sua audiência: “Em 1953, nós realmente, honestamente, queríamos colaborar com a Irmandade Muçulmana, para que eles avançassem no caminho certo. Conheci o Conselheiro Geral da Irmandade Muçulmana. Ele apresentou suas demandas. O que ele perguntou? Primeiro, ele me disse, você deve impor o véu no Egito e ordenar que toda mulher que saia na rua se cubra. A plateia ri. "Para cada mulher na rua"
Um homem aproveita o silêncio para gritar: “Deixe-o usar ele mesmo!” O público aplaude.
(...)
Fonte: https://www.liberation.fr