Maurice Gian, um francês em dose dupla

TRAILER

Neste vídeo "trailer" realizado em 15 de abril de 2021 entrevistando Maurice Gian, também participam Davy Levy, Edu Cohen e Sami Douek
Editado em 19 de abril de 2021

Cairo de 1956 e a expulsão notificada em ordem para deixar o país.

Neste espaço que descreve a saga dos judeus do Egito, são entrevistados judeus de várias gerações, à começar pelos exilados que, nascidos no Egito, acompanharam seus pais na infância ou adolescência, são chamados exilados quando relatam fatos de testemunha vivida. Este é o caso de Maurice Gian que inicia seu testemunho com a notificação da expulsão da sua família da terra natal. Por convenção livre, a geração seguinte, nascida no Egito e viajando como crianças de colo, é caracterizada por geração travessia.
Nesta página teremos a publicação do depoimento e dos contos bem humorado de Maurice Gian que viveu ainda criança no ambiente paulistano da escola Lycée Pasteur, o que certamente trará doces lembranças para os da nossa comunidade que viveram em ambientes iguais ou em outras cidades do Brasil para continuar uma educação francesa no Brasil.
Neste momento, estamos publicando apenas um vídeo "trailer" que irá anteceder um relato mais rico e extenso à ser publicado em breve.
Assistam o vídeo e sejam todos bem vindos.

Sami Douek em 19 de abril de 2021

Este vídeo na sequência de depoimentos para o projeto A TRAVESSIA é uma segunda edição de uma sequência em curta metragem. Neste filme, Maurice Gian nos conta sobre a saída do Egito e a viagem junto à sua família à caminho do Brasil e chagada em São Paulo.

Sami Douek em 3 de maio de 2021

CURTA METRAGEM

Vídeo realizado em 15 de abril de 2021 e editado em 3 de maio de 2021.
Entrevistando Maurice Gian participam Davy Levy, Edu Cohen e Sami Douek,
A foto inicial do vídeo tirada em 1956 é uma homenagem singela que fazemos à Família de Maurice e em memória aos seus pais.

Assista a versão integral da entrevista seguindo o link abaixo