Como navegar neste site?

A TRAVESSIA
Este espaço na web resume um documentário que recolhe depoimentos de judeus originários do Egito e residentes hoje no Brasil são vários temas abordados de forma quase cronológica sempre relacionados à travessia de um país para o outro. Origens e Destino.
Esta é a "segunda home page" do site e os vídeos relacionados podem ser vistos navegando pelas guias seja na lateral esquerda, barra de navegação

Os temas escolhidos na edição 2020 são acessíveis nos links abaixo:

O Projeto e sua proposta
A despedida
Novo Lar 1
Geopolítica
Guerra de Suez
A saída do Egito
Vida nova no Brasil 1
Vida nova no Brasil 2
Vida nova no Brasil 3
Viagem sem volta
Triste despedida
Tempos difíceis


BRASIL A TERRA ACOLHEDORA OU A APRESENTAÇÃO DO SITE - A TRAVESSIA-.

A foto em título (direitos reservados por Sami Douek em copyrights) retrata o olhar para as origens de além mar. Observando, pensando e agradecendo reflete em memória o nosso passado e antepassado para os nossos filhos e netos. Um projeto nascido há 90 dias deverá se desdobrar e colaborações e perpetuidade.
Procure na barra de navegação do seu celular, tablet ou notebook como navegar neste sita.
Para ter mais informações sobre o projeto ou para tirar dúvidas, me procure por e-mail no endereço sami.douek@judeusdoegito.org

Sami Douek, Santos, 17 de Setembro de 2020, véspera do Ano Novo Judaico.
Boas Festas 2020.

O início das dificuldades está relacionado com um novo Egito que desperta no final dos anos 1940 e com a destituição da monarquia.

Os judeus egípcios ou apátridas residentes no Egito, desde 1953 já sabem da necessidade de deixar o país por motivos políticos e sociais.


Se sabe que as raízes da terra natal serão deixadas para trás, muitos judeus exilados ou expulsos mantém boa parte das tradições da terra natal.

A chegada no Brasil, mesmo que difícil por um necessário recomeço é festejada. O documentário registra estes momentos relembrados.


Alguns dos entrevistados voltam ao Egito para rever ou reviver suas origens. Depoimentos e histórias são contadas seja com saudade ou com alívio.


A vida no Brasil é citada como uma experiência muito positiva de convivência com um povo amável e fraternal. Uma celebração!