Desafios de uma nova vida no Brasil, com Davy Levy

A saga de Davy Levy e Rebecca Cohen

Davy, meu amigo, quase de mesma família. pela proximidade antiga e recente com os Douek. Amigo de sempre e muito próximo do meu primo Ibrahim Douek, Davy cita com precisão descritiva e cronológica os trajetos e encontros na sua juventude vivida no Brasil. Desde o número do ônibus que nos levava ao clube "A Hebraica", descendo a Rua Augusta até caminhadas por ruas do bairro Bela Vista em São Paulo, Davy também cita os nossos pontos em comum, tal como o rabino que nos preparou para a nosso Bar Mitzvah com sua régua que nos apanhava quando (eu por exemplo) balbuciávamos a pronuncia incorreta dos textos sagrados.
Fiquei mais próximo do Davy; e graças ao nosso recente reencontro, quando abraçamos junto com Edu Cohen o projeto dos depoimentos filmados, hoje sei mais da nossa Sinagoga e portanto da nossa comunidade.


Hoje sei que o projeto tomará maior proporções para a memória das nossas famílias contemplando mais parentes, filhos e netos além dos irmão de navio.

Na sequencia, a família Cohen e o depoimento de Rebecca.

Não menos emocionante e detalhista, em seguida ao Davy, vem Becky (Rebeca) Cohen que descreve de forma muito detalhada e com riqueza visual, mas com enorme simpatia, os melhores (mesmo que difíceis) primeiros anos no Brasil na vida em família e suas primeiras ocupações profissionais numa instituição bancária holandesa. Como se não bastasse, este segundo trecho do vídeo, termina com uma belíssima declaração da Sra. Cohen, uma surpresa que reservo para vocês que nos leem e prestigiam.

Assistam o vídeo e comentem no Facebook e com seus amigos.

Nono vídeo abaixo.

Sami Douek em 5 de Dezembro de 2020


Emocionantes depoimentos com Davy Levy e família, incluindo Rebecca (Beky) Cohen.