Lazzaro Menasce em tele conferência

VÍDEO TEASER LAZZARO MENASCE EM RESUMO

A íntegra deste encontro está disponível em podcast, reservado apenas para assinantes do site judeusdoegito.org

Seja um assinante sem qualquer custo.
Envie um e-mail com o título LM para:

assinante@judeusdoegito.org

Sejam todos bem vindos.

A saída do Egito em 1956, plena crise de Suez


Convidamos Lazaro com uma proposta diferente e de total livre expressão. O convite foi aceito, o que resultou numa das mais interessantes manifestações pessoais em ricas experiências, na apenas no Brasil após o traumatizante êxodo, mas também pela passagem por Israel. Foi um encontro cativante muito rico em detalhes.
Abaixo está o documento entregue ao amigo Menasce antes do nosso encontro gravado via ZOOM.

Caro amigo Menasce

A proposta do nosso encontro “foca” o entrevistado no formato de "contação de histórias” (Storytelling). Não se trata portanto de análise ou qualificação de fatos políticos mas sim algo que diz respeito à uma particular vivência, antes, durante e após o êxodo, por consequência da crise de Suez em 1956.


Considero 3 gerações distintas oriundas do “trauma” deste curso iniciando nos conflitos sócio-políticos na década de 1950 no Egito até a chegada ao Brasil que livremente denomino: “exilados” (geração pré conflito), “geração travessia” (viajantes) e “filhos na nova terra Brasil” (recém nascidos em berço de família exilada) em intervalos desde 1946 até 1966, significando ao total um intervalo de 20 anos com muito à ser dito, não sempre no escopo acadêmico em análise sobre fatos comprovados mas sim em impressões, sentimentos e vivências particulares.


O que nos interessa é abrir os nossos microfones e câmeras para manifestar o que não foi dito em público e que o entrevistado tenha vontade de manifestar.


O nosso objetivo é juntar um acervo em som e imagem e o nosso público será sempre a nossa comunidade e todos que se interessam pelo assunto em pauta.

Sami Douek

em 5 de Fevereiro de 2021